14 de ago. de 2012

Resenha: Livro de receitas para mulheres tristes



"Ninguém tem a receita da felicidade. Na hora infeliz, de nada valerão os mais elaborados cozidos do contentamento.
Se para algumas mulheres a tristeza é até motor do apetite, não convém empanturrar se nos dias de angústia. O alimento, na infelicidade, não é assimilado e cria gordura. As mais saudáveis beberagens liberam seu veneno quando tomadas por uma mulher aflita.

Hábito salutar é jejuar nos dias de desgraça.
Contudo, no meu largo trato com frutos e verduras, com ervas e raízes, com músculos e vísceras de diversos animais silvestres e domésticos, descobri alguns atalhos de consolação. São cozimentos simples e de baixíssimo risco. Tome os, no entanto, com cautela: o melhor remédio, para algumas, é veneno. Mas faça a prova, tente. Não é bom você afagar sua infelicidade passivamente.
A tristeza constipa. Recorra ao purgante das lágrimas, não fuja do suor. Findo o jejum, prove minhas receitas."

A primeira vez que vi esse livro na livraria fiquei encantada!
Amei a arte da capa logo de cara e o título me deixou mais animada ainda a folheá-lo, pois achei que fosse encontrar  algumas receitinhas, mas  como estava apressada, acabei deixando de lado e fui embora.
Já tinha me esquecido dele quando, ao visitar o blog o batom de Clarice, eu li a resenha dele feita pela Ju e simplesmente me apaixonei! E antes de sair de férias corri pra garantir o meu exemplar!
Héctor Abad, na verdade, nos presenteia com sua sensível prosa poética e a simplicidade é visível em todas as deliciosas e irônicas [no tom certo]  receitas. 
Ele fala e aconselha tão poeticamente sobre as mais variadas emoções e situações, que só de o ler o sorriso nos  nasce no rosto e nos deixa a alma mais leve. Com certeza minhas férias ganharam um encanto ainda maior com a leituras dessas receitas de Abad!!



Leia um trecho em pdf

Título original
TRATADO DE CULINARIA PARA MUJERES TRISTES
Tradução
Sérgio Molina e Rubia Prates Goldoni
Capa
Mariana Newlands
Páginas
144
Formato
14.00 x 21.00 cm
Peso
0.21500 kg
Acabamento
Brochura
Lançamento
03/04/2012
ISBN
9788535920833
Selo
Companhia das Letras

Nenhum comentário: